Caras e Caros Colegas,
Este ano que agora termina foi um ano particularmente desafiador quer a nível nacional, especialmente com a mudança de governo, quer a nível internacional, com conflitos e crises politicas em diversos países. A somar a estes desafios, a Ordem começou este ano a orientar-se por um novo Estatuto.
A Ordem dos Engenheiros Técnicos tem enfrentado todos os desafios e continuará a seguir o caminho de prestígio que tem percorrido e que hoje nos dá a certeza de ter na Ordem dos Engenheiros Técnicos uma associação que defende intransigentemente a Engenharia e a sua prática pelos Engenheiros Técnicos. Não esquecendo a rápida evolução na área da digitalização e da inteligência artificial que traz novos desafios e bem assim alguns riscos.
Como sabem, por vontade própria, este será o último ano. Ao longo destes 25 anos que ocupo este honroso lugar e que conduzo esta Classe Profissional, de que tanto me orgulho pertencer.
E permitam-me que vos diga que saio com o entendimento de dever cumprido e de juntos termos sido capazes de dar hoje corpo à ideia de os Engenheiros Técnicos serem representados por uma Ordem determinada e forte. Temos uma Ordem consolidada e robusta, com uma intervenção social e presença profissional significativas. Uma Ordem ainda mais forte e mundialmente reconhecida, pois foi esse o percurso que idealizei e que me comprometi cumprir para uma Classe centenária e que foi capaz de suportar as tantas vezes em que foi insultada e denegrida.
Quero expressar a minha gratidão a todos os que depositaram a sua confiança em mim e nos membros dirigentes da Ordem que me têm acompanhado, pois todas as conquistas e objectivos até agora alcançados só foram possíveis graças ao vosso apoio, determinação e colaboração.
Ao próximo e novo Bastonário, o meu Colega José Sousa, e aos novos órgãos dirigentes, quero desejar os votos de sucessos na sua missão. E estou convicto que a Classe e os Engenheiros Técnicos ficam em boas mãos.
Neste final de ano quero desejar-vos Boas Festas e um Feliz Ano Novo e que o próximo ano, quer a nível pessoal quer profissional, seja um ano repleto de sucessos.
O Bastonário
Augusto Ferreira Guedes