Caríssimos(as) Colegas,
Este ano a nossa Ordem celebra 25 anos de existência.
Foram 25 anos na afirmação de uma classe profissional que, representando todos os diplomados em engenharia, está ao serviço da sociedade portuguesa há mais de 170 anos.
É pois, neste quadro, que me dirijo a todos os engenheiros técnicos para lhes manifestar a minha confiança de que, como desde sempre têm feito, continuarão a colaborar com a sua Ordem Profissional na prossecução da missão desta, pois só com este esforço conjunto será possível, por um lado, pugnar pelo reforço e consolidação da dignidade e prestígio da profissão de engenheiro técnico e, por outro, conseguir a plena satisfação do interesse público que informa a profissão.
Importa lembrar tantos que, antes de nós, tudo deram de si para que hoje, fosse possível existirmos enquanto Ordem profissional, protegendo os interesses dos membros e também, dessa forma, ajudando a promover um ambiente institucional e profissional seguro e responsável.
As gerações de Engenheiros Técnicos que já não estão entre nós, aquela que presentemente contribui para o desenvolvimento de Portugal, e as gerações vindouras podem estar tranquilas: Haverá sempre uma Ordem que defende estes princípios e valores.
O nosso objetivo para os próximos anos é que a OET continue a trilhar o caminho da liderança pela modernização e prestígio da Engenharia Portuguesa.
Enquanto Bastonário, endereço os meus agradecimentos e termino expressando o meu profundo reconhecimento pela sua disponibilidade que, em primeiro lugar, eleva e dignifica a nossa Ordem Profissional.
Lisboa, 2 de setembro de 2024
O Bastonário
Augusto Ferreira Guedes