A Secção Regional da Ordem dos Engenheiros Técnicos, através do seu colégio de Especialidade de Engenharia Agrária, esteve presente no dia 24 de maio na CONFERÊNCIA-DEBATE A integração das DRAP nas CCDR: o território e os efeitos sobre os agricultores.
Este encontro, que decorreu na Escola Superior Agrária de Coimbra, teve como oradores convidados: Arlindo Cunha, Fernando Oliveira Baptista e João Guerreiro e uma Mesa Redonda com os representantes das confederações de agricultura e desenvolvimento rural.
Organizada pela Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA); Colégio Nacional de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros e Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, esta conferência-debate teve como propósito, fazer uma reflexão sobre as consequências da integração das DRAP nas CCDR, nomeadamente ao nível da gestão e desenvolvimento dos territórios rurais e da relação dos agricultores com a Administração.
Face aos grandes desafios que se colocam à Agricultura, e num contexto de implementação do PEPAC, é crucial a forma como serão aplicadas as políticas públicas ao nível dos territórios, com as suas especificidades e condicionantes locais, ganhando especial importância a proximidade dos agricultores à Administração. A integração das DRAP nas CCDR trará riscos e oportunidades, pese embora, tenha sido assumido pelas confederações de agricultores, uma enorme descrença e desilusão, por não terem participado e sido envolvidos no processo.