Boas Festas e um Feliz Ano Novo, com muita saúde e conjugados com a realização pessoal
Caras e Caros Colegas,
Novamente passamos pela provação de mais um ano em pandemia. Mais um ano em que foi testada a nossa capacidade de superação individual e da classe que orgulhosamente representamos.
A capacidade dos Engenheiros Técnicos de olhar para o futuro de uma forma determinada e corajosa vem coroando uma luta com quase tantos anos como os 170 anos de existência da nossa classe, que envolveu inúmeras gerações de Engenheiros Técnicos e ilustres colegas, muitos deles já desaparecidos.
Passados estes anos, torna-se premente a participação ativa dos Engenheiros Técnicos nos locais onde vivem ou trabalham, no cumprimento do nosso dever comum de contribuir para o bem-estar das populações, sendo a nossa intervenção igualmente, fundamental para o progresso do país. A identificação de situações que carecem de resolução e a sistematização das mesmas num portal nacional será uma das grandes batalhas em que nos iremos envolver.
A OET, em conjunto com os seus membros, seguramente que continuará a intervir neste processo com a exigência e o rigor que têm caraterizado a sua ação, sempre pautada pela defesa quer de Portugal, quer da engenharia Portuguesa, quer dos legítimos interesses e prestígio da classe profissional dos Engenheiros Técnicos.
A existência da Ordem dos Engenheiros Técnicos é garante do exercício da boa engenharia.
O próximo ano será o primeiro do último quadriénio em que estarei ao vosso serviço e da OET como Bastonário e garantidamente continuará a não ser fácil, mas certamente que as dificuldades e obstáculos serão ultrapassados com o empenho e participação de todos, e asseguro que da parte dos órgãos eleitos haverá uma atitude proativa na defesa da qualidade da engenharia portuguesa.
Ao longo destes últimos anos temos vindo a ser confrontados de forma permanente com um trabalho árduo e exigente em diversas frentes, mas por isso também gratificante, do qual saliento a intervenção atenta e ativa da nossa Ordem na alteração e na criação do diversificado quadro legislativo que contempla a ação dos Engenheiros Técnicos, seja na área da engenharia seja noutras áreas com esta relacionadas.
Para o ano de 2022 fica o desafio de continuar a lutar para estes objectivos e para que pessoas que não Engenheiros Técnicos ou Engenheiros possam praticar atos de engenharia. Continuaremos a zelar para a defesa do consumidor final, a defesa dos atos de engenharia (que só os membros inscritos na OET ou na OE deveriam poder praticar) e pela dignificação da Função Pública.
A Ordem continuará a seguir o caminho de prestígio que tem percorrido e que hoje nos dá a certeza de ter na OET – Ordem dos Engenheiros Técnicos, uma associação que defende intransigentemente a Engenharia e a sua prática pelos Engenheiros Técnicos.
Neste final de ano quero lembrar todos os nossos Colegas falecidos e que nos acompanharam ao longo de muitos anos ajudando a construir esta Ordem Profissional.
Desejo a todos Boas Festas e um Feliz Ano Novo, com muita saúde e que conjugados com a realização pessoal nos dará esperança e alegria para o novo 2022, porque o resto nós SABEMOS FAZER.
Saber fazer, fazer bem e à primeira.
É por isso que somos, com orgulho, Engenheiros Técnicos.
O Bastonário
Augusto Ferreira Guedes