Resumo
O conceito de Manutenção, numa perspetiva de Engenharia Civil, encontra-se ainda muito focado nos equipamentos. Deste modo, considera-se relevante a sistematização de informação na área da construção civil para as componentes estrutural e não estrutural dos edifícios, que apresentam normalmente uma vida útil de cerca de cinquenta anos ou mais.
Pretende-se apresentar as linhas orientadoras para a Manutenção Preventiva de Edifícios na vertente da construção civil. Efetua-se igualmente uma abordagem de estratégias de sustentabilidade na Manutenção e como podemos conseguir edifícios mais saudáveis a partir da sua Manutenção.
Orador: Susana Lucas
Com duas licenciaturas e dois doutoramentos, nas áreas de Engenharia Química e Engenharia Civil, foi a partir do último doutoramento que a autora desenvolveu um Modelo de Avaliação de Sustentabilidade em Instalações.
Encontra-se a efetuar investigação nas áreas da construção sustentável, construção saudável e do contributo da construção para a restituição ou mesmo regeneração do ambiente natural.
Tem, desde 2017, um website/blog de partilha de conhecimento nas áreas de Sustentabilidade, Saúde, Engenharia e Inovação: www.seibysusana.com